Licita Triângulo

BLOG

Editais: como encontrar licitações abertas?

O avanço das tecnologias da informação e comunicação chegou em todas as áreas. Não seria diferente no processo de compras públicas que também se modernizou e passou a utilizar os recursos da internet para operacionalizar as contratações.

Uma empresa preparada para o mercado nacional de vendas de serviços por meio das licitações procura sempre estar atualizada sobre uma das mais competitivas e rentáveis formas de adquirirem novos contratos.

Se você considerar vantajoso participar de licitações, sabe que para encontrar os editais precisa consultar órgãos oficiais responsáveis pelas compras e contratações do Governo. Você pode fazer isso acompanhando os portais de compras da administração pública ou utilizar ferramentas de alerta licitação.

Milhares de certames são abertos anualmente. Por isso é importante criar uma rotina de pesquisa na empresa. Lembre-se de que é fundamental que o edital seja bem analisado para que se consiga identificar boas oportunidades e seguir todas as regras.

O primeiro passo, portanto, é fazer um monitoramento de editais abertos. Também é preciso saber filtrar as oportunidades. Apesar de a licitação pública trazer diversas vantagens, a empresa deve ter capacidade técnica e orçamentária para cumprir as exigências.

Muitos dos sites possuem uma opção para a notificação de editais lançados. Assim, é possível cadastrar o e-mail da empresa e receber o aviso automaticamente.

Onde consultar?

Nos sites de prefeituras, por exemplo, sempre há um campo direcionado para a Licitação, onde são divulgados os editais em aberto, os em andamento e pode se verificar também editais já encerrados.

Em todos os sites de prefeituras são disponibilizados os campos de Licitação haja vista que é dessa forma que este órgão compra serviços de outras empresas para prestarem a população, e serviços de compra interna, como administrativos, de reparos, aluguéis de veículos, compras de medicamentos, etc.

Aprenda a ler um edital

Cabe dizer aqui que de nada adianta encontrá-los se você não é capaz de lê-los. Pode parecer coisa simples, mas é impressionante a quantidade de licitantes que são desclassificados por bobeira. 

Participar de uma licitação sem ler o edital é como prestar um concurso público sem ler os documentos convocatórios.

COMPARTILHE O CONTEÚDO DA LICITA TRIÂNGULO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email