Você é Microempreendedor Individual (MEI) e acha que vender para o governo está fora do seu alcance? A boa notícia é que isso não só é possível como pode ser um excelente caminho para aumentar sua receita e dar mais estabilidade ao seu negócio.
O governo é o maior comprador do país. Todos os dias, órgãos públicos realizam licitações para adquirir produtos e serviços dos mais variados tipos, e a legislação atual favorece a participação de micro e pequenas empresas — inclusive MEIs.
Mas o que você precisa para começar?
O primeiro passo é estar em dia com suas obrigações fiscais e cadastrais. Como MEI, você pode participar de licitações cujo objeto esteja dentro das suas atividades econômicas (CNAEs) registradas. Também é essencial manter sua documentação atualizada e, quando necessário, obter um certificado digital.
Atenção especial ao SICAF.
O SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) é a porta de entrada para participar de licitações no ComprasGov, principal portal de compras do governo federal. O cadastro é gratuito e pode ser feito online. Com ele ativo, você estará apto a disputar oportunidades públicas.
Benefícios exclusivos para MEIs e MPEs:
A Lei Complementar 123/2006 traz diversos benefícios para os pequenos negócios nas licitações, como preferência de contratação, empate ficto e possibilidade de regularização de documentos após a fase de habilitação.
Participar de licitações pode parecer desafiador no início, mas com orientação especializada, o processo se torna claro e acessível. Muitos MEIs já transformaram suas vendas ao incluírem o governo como cliente. Você pode ser o próximo.
Quer ajuda para começar? A equipe da Licita Triângulo está pronta para orientar você em cada etapa.

